Em função da perspectiva de desaparecimento de um programa de aperfeiçoamento que era desenvolvido desde 1988 (extinto em 1999) pela Universidade Estadual Paulista no litoral paulista, a Associação de Educadores Latino-Americanos resolveu, em 1998, criar um programa semelhante. A criação desse novo programa levou em consideração as dificuldades e problemas com relação: à formação de professores quanto ao domínio de conteúdos e práticas pedagógicas e à visão do papel do educador, da educação na formação do aluno cidadão e da escola com a sociedade. Também contribuíram para essa iniciativa, reflexões sobre as Propostas Curriculares, a implantação do Ciclo Básico, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases, nas quais professores de diferentes áreas do conhecimento puderam colocar-se frente às bases teóricas e epistemológicas das propostas oferecidas para cada campo do saber. Na perspectiva de contribuir para melhorar a atuação dos professores da região da Baixada Santista, dando prioridade aos que lecionam em escolas públicas, o Programa de Formação Permanente de Educadores foi criado com o objetivo de oferecer condições para melhoria da qualidade do ensino. Isto tem como fundamento o princípio de que a educação continuada dos profissionais é o melhor caminho para a busca de soluções aos problemas da educação. Na medida em que oferece sustentação teórico-metodológica, o aperfeiçoamento do professor intervém positivamente no processo ensino/aprendizagem e pode resultar na redução dos atuais índices de repetência e evasão.
2 comentários:
Boa sorte no novo canal.
Quando precisarem de ajuda, podem contar comigo!
Esta é uma excelente forma de integração dos associados da AELAM. Felicito a todos, em especial ao professor Gusmão, nosso mestre e companheiro.
Postar um comentário