segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

INTERSEÇÃO – INSTITUTO DE FILOSOFIA CLÍNICA DE SÃO PAULO


CURSOS
março/2008

Palestra: O que é Filosofia Clínica?

Pode a filosofia ser clínica? Como a filosofia, um saber construído no decorrer da história da humanidade, pode auxiliar as pessoas no tratamento das questões cotidianas? A filosofia clínica, como atividade terapêutica, faz uso dos métodos filosóficos para tratar as questões da vida cotidiana. Numa apresentação inicial, a palestra mostrará como é possível exercer o papel terapêutico da filosofia para lidar com os problemas da existência.
Palestrante Monica Aiub
Data: 1 de março de 2008
Horário: das 15 às 17 horas
Faça sua inscrição gratuita enviando e-mail com nome, endereço, telefone e e-mail para contato para institutointersecao@gmail.com

_______________________________________________________________
Curso Básico de Formação em Filosofia Clínica
O Curso Básico é destinado à formação geral em Filosofia Clínica, habilitando à pesquisa na área. Para cursá-lo é necessário ser graduado em curso superior. Seu objetivo é a aquisição de instrumentos para o conhecimento e diagnose das questões humanas em diferentes áreas de atuação. O Curso Básico é pré-requisito para o Curso Avançado de Formação em Filosofia Clínica com habilitação à clínica.
Início: 15 de março de 2008
Duração: 18 meses
Aulas: um final de semana ao mês (sábado e domingo) das 9 às 17 horas

Cursos de Extensão – março a junho de 2008
____________________________________________________________________
Introdução à Filosofia Clínica

O curso Introdução à Filosofia Clínica consiste numa inserção no universo filosófico clínico, considerando as possibilidades de aplicação do instrumental da clínica filosófica para atividades cotidianas e questões existenciais. Serão abordados instrumentos para lidar com questões referentes às relações interpessoais, sobretudo nos âmbitos social, profissional e pessoal, envolvendo aspectos éticos, terapêuticos e profiláticos. No instrumental apresentado encontram-se os eixos centrais da atividade filosófico-clínica: Exames Categoriais, Estrutura de Pensamento e Procedimentos Clínicos.
Professora: Monica Aiub
Aulas semanais: Terças das 20h00 às 21h30min
______________________________________________________________________
Introdução à Filosofia

O curso Introdução à Filosofia apresentará a seus participantes, a partir de leituras e conversações, os temas, problemas e métodos filosóficos desenvolvidos no decorrer da História da Filosofia, estabelecendo uma conversação entre as abordagens históricas e as questões da vida cotidiana.
Professora: Monica Aiub
Aulas semanais: Segundas das 20h00 às 21h30min
_________________________________________________________________________
A vida e o pensamento de Plotino

A influência do pensamento de Plotino sobre diversos autores no decorrer da História da Filosofia mostra a importância e a relevância da sua filosofia. Pretendemos analisar a gênese desta corrente de pensamento e a sua estrutura interna.
Professor: Joel Gracioso
Aulas quinzenais: Quintas das 20h00 às 21h30min
_________________________________________________________________________
Ensinando Filosofia: Metodologia e Prática Docente

Uma reflexão sobre o ensino de filosofia do Ensino Médio, com base nos subsídios oferecidos pelo MEC, apresentando metodologias para o trabalho docente.
Professor: César Mendes da Costa
Aulas semanais: Quintas das 17h00 às 18h30min
_________________________________________________________________________
Introdução ao Pensamento de Immanuel Kant

A filosofia de Immanuel Kant gera, para a maioria de seus leitores, uma grande dificuldade de compreensão, a qual poderia ser derivada da amplitude conceitual de seus postulados. Sob essa perspectiva a proposta desse curso é abordar sistemática e cronologicamente o surgimento e significado dos conceitos chaves na obra kantiana, visando promover ao aluno uma melhor compreensão da mesma.
Professora: Elimara Fernandes
Aulas semanais: horário a definir
_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________
GRUPOS DE ESTUDOS: FILOSOFIA E COTIDIANO – março a junho de 2008

Grupos de estudos temáticos, abordando questões cotidianas e seus respectivos tratamentos na História da Filosofia
__________________________________________________________________________
Solidão e Agitação

Você já se sentiu como a única pessoa no mundo a pensar de determinada maneira? Já se percebeu inadequado, não pertencente ao ambiente onde está inserido? Já esteve só, abandonado e sem desculpas? Já esteve diante de tal agitação que se sentiu desequilibrado, instável? Já foi retirado do conforto da estabilidade e jogado no movimento de um mundo em constante mudança? Se por um lado muitas pessoas consideram a solidão e a agitação como males da sociedade contemporânea, por outro lado filósofos como Deleuze consideram-nos como características fundamentais do “mestre”, necessárias ao filosofar. No grupo de estudos Solidão e Agitação, serão estudadas as formas de sentir, viver e pensar a solidão e a agitação na sociedade atual e suas respectivas relações com diferentes abordagens ao tema na História da Filosofia.
Coordenação: Monica Aiub
Encontros semanais: Terças das 10h30min às 12h00
_________________________________________________________________
Conhecimento e Auto-conhecimento

“Conhece-te a ti mesmo”: a antiga inscrição no oráculo de Delfos já provocava um olhar para si mesmo e para o mundo, um situar-se diante da realidade e de tudo o que afeta o ser humano. Um conhecimento de si para governar, para cuidar da vida, da cidade, da natureza. O movimento de olhar para si, a necessidade de um conhecimento mais apurado de si e do mundo para conduzir a existência, ainda é uma questão cotidiana. O tratamento dado à questão terá sua base nas diferentes abordagens do “conhecer” na História da Filosofia.
Coordenação: Carlos Copelli Neto
Encontros semanais: Sextas das 14 às 15h30min
___________________________________________________________________
INSCRIÇÕES ABERTAS
SOLICITE A PROGRAMAÇÃO DETALHADA DO CURSO OU GRUPO DE ESTUDOS DE SEU INTERESSE PELO E-MAIL
institutointersecao@gmail.com
__________________________________________________________________
INFORMAÇÕES SOBRE ATENDIMENTOS E CONSULTORIAS
__________________________________________________________________

INTERSEÇÃO – Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo
Rua Martinico Prado, 26 cj 25
São Paulo – SP
CEP 01224-010
Tel.: (11) 3337-0631

Nenhum comentário: